3º ANO INICIAL A

A escola tem o compromisso de reforçar os valores sociais e morais, mas muitas vezes acaba de forma imperceptível e não intencional, perpetuando com alguns preconceitos já tão marcados em nossa sociedade. Os negros aparecem nos livros sempre relacionados à escravidão e ao sofrimento. Porém, reconstruindo a nossa história, estudamos a rica cultura africana baseada em cores, formas, atabaques, capoeira, comidas e histórias saborosas. Os alunos dos 3ºs anos A e B do ciclo Inicial, das professoras Rita e Cinthia puderam  então conhecer o povo que é o berço da humanidade, que não apenas dança e sorri, mas que apresenta uma cultura rica de elementos naturais. Assim sendo resgataram África em suas vidas, pois das palavras ao samba todos nós temos um pouquinho ou muito dessa cultura em nossa herança.





Introdução
Nos dias atuais é muito comum a discriminação contra os afro-brasileiros e seus descendentes.
É nossa responsabilidade combatermos este preconceito e para isso necessitamos estudar as contribuições dos africanos na cultura brasileira desde a chegada de seus descendentes até a atualidade.
Vocês terão a oportunidade de conhecer a diversidade da cultura africana desde os alimentos trazidos por eles, como a influência da música, da dança, nos jogos e na arte.

Tarefas:

Pesquisar em sites, revistas ou livros os temas:
·         Comidas típicas;
·         A influência dos africanos na música brasileira;
·         A influência dos africanos na dança;
·         A influência dos africanos nos jogos e nas brincadeiras;
·         A influência dos africanos na arte.

Após a pesquisa os alunos deverão se reunir no grupo formado para organizar as apresentações sobre o tema estudado através de seminários.
Cada grupo apresentará o que pesquisou e seu produto final que será:
·         História em quadrinhos;
·         Dança;
·         Paródia;
·         Teatro;
·         Confecção de um jogo.

Processo:
Grupo da Professora Rita
 3° ano ciclo inicial A


Grupo 1. Alana, Carolyne, Maria Gabriela, Rebeca e Jonnas.
Vocês irão pesquisar sobre comidas típicas afro-brasileiras.
Farão uma história em quadrinhos para mostrar a pesquisa e depois irão apresentar a sala em forma de seminário.

Grupo 2. Arthur, Cauan, Daniele, Giulia e Mario.
Vocês irão pesquisar sobre a influência dos africanos na música brasileira.
Vão escolher uma música, farão uma paródia e apresentarão para os colegas em forma de seminário.

Grupo 3. Fernando, Gabriely, Jhennifer, Larissa, Leonardo e Lizãnia.
Vocês irão pesquisar sobre a influência dos africanos na dança.
Escolherão uma dança e farão apresentação para sala.
Também irão apresentar a pesquisa em forma de seminário.

Grupo 4. Guilherme, Jhonny, Matheus, Nathalia e Nicolas.
Vocês irão pesquisar sobre a influência dos africanos na arte.
Vão apresentar o trabalho de pesquisa em forma de teatro.

Grupo 5. Pedro, Raphael, Sofia, Stefany e kaique.
Vocês vão pesquisar sobre a influência dos africanos nos jogos e brincadeiras.
Vão confeccionar um jogo sobre o tema estudado e apresentar para os colegas em forma de seminário.

Avaliação:

A avaliação será mediante o grau de envolvimento do aluno em seu grupo e a sua contribuição na realização de pesquisas e confecção do produto final.

Conclusões:

Com os conteúdos pesquisados e estudados os alunos poderão refletir sobre a discriminação racial, valorizar a diversidade étnica, estimular valores e comportamentos de respeito, solidariedade e tolerância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário