”Nem
um mar de turbulência pode afogar a força negra”. Os alunos dos 3ºs anos C e D
do ciclo inicial das professoras Raquel e Cristianne vão retratar que durante
décadas os povos africanos foram retirados de seu continente e escravizados de
forma desumana, deixando para traz suas famílias e amigos. Sofreram as
amarguras de uma longa viagem, porém não perderam suas origens, costumes,
enfim, sua essência, contribuindo de maneira ímpar para a formação,
enriquecimento e diversidade cultural brasileira.
Introdução
Nos dias atuais é muito
comum a discriminação contra os afro-brasileiros e seus descendentes.
É nossa responsabilidade
combatermos este preconceito e para isso necessitamos estudar as contribuições
dos africanos na cultura brasileira desde a chegada de seus descendentes até a
atualidade.
Vocês terão a
oportunidade de conhecer a diversidade da cultura africana desde os alimentos
trazidos por eles, como a influência da música, da dança, nos jogos e na arte.
Tarefas:
Pesquisar em sites,
revistas ou livros os temas:
· Comidas típicas;
· A influência dos africanos na música brasileira;
· A influência dos africanos na dança;
· A influência dos africanos nos jogos e nas brincadeiras;
· A influência dos africanos na arte.
Após a pesquisa os
alunos deverão se reunir no grupo formado para organizar as apresentações sobre
o tema estudado através de seminários.
Cada grupo apresentará o
que pesquisou e seu produto final que será:
· História em quadrinhos;
· Dança;
· Paródia;
· Teatro;
· Confecção de um jogo.
Processo:
Grupo da Professora Raquel
3°
ano ciclo inicial D
Grupo 1. João Vitor, Jhullia,
Renan, Guilherme e Pedro Shigueiro.
Vocês irão pesquisar
sobre comidas típicas afro-brasileiras.
Farão uma história em
quadrinhos para mostrar a pesquisa e depois irão apresentar a sala em forma de
seminário.
Grupo 2. Luíza, Pedro Álvares,
Laura, Arthur e João Pedro.
Vocês irão pesquisar sobre
a influência dos africanos na música brasileira.
Vão escolher uma música,
farão uma paródia e apresentarão para os colegas em forma de seminário.
Grupo 3. Kayky da
Silva, Emily, Amanda, Pedro Yago e Enzo.
Vocês irão pesquisar
sobre a influência dos africanos na dança.
Escolherão uma dança e
farão apresentação para sala.
Também irão apresentar a
pesquisa em forma de seminário.
Grupo 4. Danyel, Nicole,
Maria Eduarda, Graziele Esperança, Renata e Camila.
Vocês irão pesquisar
sobre a influência dos africanos na arte.
Vão apresentar o
trabalho de pesquisa em forma de teatro.
Grupo 5. Felipe, Jadna,
Kaique Sotero, Leonardo e Grazielle Rocha.
Vocês vão pesquisar
sobre a influência dos africanos nos jogos e brincadeiras.
Vão confeccionar um jogo
sobre o tema estudado e apresentar para os colegas em forma de seminário.
Avaliação:
A avaliação será
mediante o grau de envolvimento do aluno em seu grupo e a sua contribuição na
realização de pesquisas e confecção do produto final.
Conclusões:
Com os conteúdos
pesquisados e estudados os alunos poderão refletir sobre a discriminação
racial, valorizar a diversidade étnica, estimular valores e comportamentos de
respeito, solidariedade e tolerância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário