3º ANO INICIAL D

”Nem um mar de turbulência pode afogar a força negra”. Os alunos dos 3ºs anos C e D do ciclo inicial das professoras Raquel e Cristianne vão retratar que durante décadas os povos africanos foram retirados de seu continente e escravizados de forma desumana, deixando para traz suas famílias e amigos. Sofreram as amarguras de uma longa viagem, porém não perderam suas origens, costumes, enfim, sua essência, contribuindo de maneira ímpar para a formação, enriquecimento e diversidade cultural brasileira.





Introdução
Nos dias atuais é muito comum a discriminação contra os afro-brasileiros e seus descendentes.
É nossa responsabilidade combatermos este preconceito e para isso necessitamos estudar as contribuições dos africanos na cultura brasileira desde a chegada de seus descendentes até a atualidade.
Vocês terão a oportunidade de conhecer a diversidade da cultura africana desde os alimentos trazidos por eles, como a influência da música, da dança, nos jogos e na arte.

Tarefas:
Pesquisar em sites, revistas ou livros os temas:

·         Comidas típicas;

·         A influência dos africanos na música brasileira;

·         A influência dos africanos na dança;

·         A influência dos africanos nos jogos e nas brincadeiras;

·         A influência dos africanos na arte.


Após a pesquisa os alunos deverão se reunir no grupo formado para organizar as apresentações sobre o tema estudado através de seminários.

Cada grupo apresentará o que pesquisou e seu produto final que será:

·         História em quadrinhos;

·         Dança;

·         Paródia;

·         Teatro;

·         Confecção de um jogo.
Processo:

Grupo da Professora Raquel
3° ano ciclo inicial D
Grupo 1. João Vitor, Jhullia, Renan, Guilherme e Pedro Shigueiro.
Vocês irão pesquisar sobre comidas típicas afro-brasileiras.
Farão uma história em quadrinhos para mostrar a pesquisa e depois irão apresentar a sala em forma de seminário.

Grupo 2. Luíza, Pedro Álvares, Laura, Arthur e João Pedro.
Vocês irão pesquisar sobre a influência dos africanos na música brasileira.
Vão escolher uma música, farão uma paródia e apresentarão para os colegas em forma de seminário.

Grupo 3. Kayky da Silva, Emily, Amanda, Pedro Yago e Enzo.
Vocês irão pesquisar sobre a influência dos africanos na dança.
Escolherão uma dança e farão apresentação para sala.
Também irão apresentar a pesquisa em forma de seminário.

Grupo 4. Danyel, Nicole, Maria Eduarda, Graziele Esperança, Renata e Camila.
Vocês irão pesquisar sobre a influência dos africanos na arte.
Vão apresentar o trabalho de pesquisa em forma de teatro.

Grupo 5. Felipe, Jadna, Kaique Sotero, Leonardo e Grazielle Rocha.
Vocês vão pesquisar sobre a influência dos africanos nos jogos e brincadeiras.
Vão confeccionar um jogo sobre o tema estudado e apresentar para os colegas em forma de seminário.

Avaliação:

A avaliação será mediante o grau de envolvimento do aluno em seu grupo e a sua contribuição na realização de pesquisas e confecção do produto final.

Conclusões:


Com os conteúdos pesquisados e estudados os alunos poderão refletir sobre a discriminação racial, valorizar a diversidade étnica, estimular valores e comportamentos de respeito, solidariedade e tolerância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário