A
escola tem o compromisso de reforçar os valores sociais e morais, mas muitas
vezes acaba de forma imperceptível e não intencional, perpetuando com alguns
preconceitos já tão marcados em nossa sociedade. Os negros aparecem nos livros
sempre relacionados à escravidão e ao sofrimento. Porém, reconstruindo a nossa
história, estudamos a rica cultura africana baseada em cores, formas,
atabaques, capoeira, comidas e histórias saborosas. Os alunos dos 3ºs anos A e
B do ciclo Inicial, das professoras Rita e Cinthia puderam então conhecer o povo que é o berço da
humanidade, que não apenas dança e sorri, mas que apresenta uma cultura rica de
elementos naturais. Assim sendo resgataram África em suas vidas, pois das
palavras ao samba todos nós temos um pouquinho ou muito dessa cultura em nossa
herança.
Introdução
Nos dias atuais é muito
comum a discriminação contra os afro-brasileiros e seus descendentes.
É nossa responsabilidade
combatermos este preconceito e para isso necessitamos estudar as contribuições
dos africanos na cultura brasileira desde a chegada de seus descendentes até a
atualidade.
Vocês terão a
oportunidade de conhecer a diversidade da cultura africana desde os alimentos
trazidos por eles, como a influência da música, da dança, nos jogos e na arte.
Tarefas:
Pesquisar em sites,
revistas ou livros os temas:
· Comidas típicas;
· A influência dos africanos na música brasileira;
· A influência dos africanos na dança;
· A influência dos africanos nos jogos e nas brincadeiras;
· A influência dos africanos na arte.
Após a pesquisa os
alunos deverão se reunir no grupo formado para organizar as apresentações sobre
o tema estudado através de seminários.
Cada grupo apresentará o
que pesquisou e seu produto final que será:
· História em quadrinhos;
· Dança;
· Paródia;
· Teatro;
· Confecção de um jogo.
Processo:
Grupo da Professora Cinthia
3°
ano ciclo inicial B
Grupo 1. Cauê, Clara, Diordinys, Eduarda e Eduardo
Vocês irão pesquisar
sobre comidas típicas afro-brasileiras.
Farão uma história em
quadrinhos para mostrar a pesquisa e depois irão apresentar a sala em forma de
seminário.
Grupo 2. Ezequiel, Gustavo, Isabela, Julia e Letícia
Vocês irão pesquisar sobre
a influência dos africanos na música brasileira.
Vão escolher uma música,
farão uma paródia e apresentarão para os colegas em forma de seminário.
Grupo 3. Mateus Paiva, Miguel, Mirella, Rafael de Oliveira e Rafael Henrique
Vocês irão pesquisar
sobre a influência dos africanos na dança.
Escolherão uma dança e
farão apresentação para sala.
Também irão apresentar a
pesquisa em forma de seminário.
Grupo 4. Sérgio, Stefane Pereira, Thayla, Thiago e Vitória
Vocês irão pesquisar sobre a influência dos africanos na arte.
Vocês irão pesquisar sobre a influência dos africanos na arte.
Vão apresentar o
trabalho de pesquisa em forma de teatro.
Grupo 5. Estefany dos Anjos, Vinícius Klin, Vinícius Marques e Murilo
Vocês vão pesquisar
sobre a influência dos africanos nos jogos e brincadeiras.
Vão confeccionar um jogo
sobre o tema estudado e apresentar para os colegas em forma de seminário.
Avaliação:
A avaliação será
mediante o grau de envolvimento do aluno em seu grupo e a sua contribuição na
realização de pesquisas e confecção do produto final.
Conclusões:
Com os conteúdos
pesquisados e estudados os alunos poderão refletir sobre a discriminação
racial, valorizar a diversidade étnica, estimular valores e comportamentos de
respeito, solidariedade e tolerância.
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