3º ANO INICIAL C

”Nem um mar de turbulência pode afogar a força negra”. Os alunos dos 3ºs anos C e D do ciclo inicial das professoras Raquel e Cristianne vão retratar que durante décadas os povos africanos foram retirados de seu continente e escravizados de forma desumana, deixando para traz suas famílias e amigos. Sofreram as amarguras de uma longa viagem, porém não perderam suas origens, costumes, enfim, sua essência, contribuindo de maneira ímpar para a formação, enriquecimento e diversidade cultural brasileira. 




Introdução
Nos dias atuais é muito comum a discriminação contra os afro-brasileiros e seus descendentes.
É nossa responsabilidade combatermos este preconceito e para isso necessitamos estudar as contribuições dos africanos na cultura brasileira desde a chegada de seus descendentes até a atualidade.
Vocês terão a oportunidade de conhecer a diversidade da cultura africana desde os alimentos trazidos por eles, como a influência da música, da dança, nos jogos e na arte.

Tarefas:

Pesquisar em sites, revistas ou livros os temas:
·         Comidas típicas;
·         A influência dos africanos na música brasileira;
·         A influência dos africanos na dança;
·         A influência dos africanos nos jogos e nas brincadeiras;
·         A influência dos africanos na arte.

Após a pesquisa os alunos deverão se reunir no grupo formado para organizar as apresentações sobre o tema estudado através de seminários.
Cada grupo apresentará o que pesquisou e seu produto final que será:
·         História em quadrinhos;
·         Dança;
·         Paródia;
·         Teatro;
·         Confecção de um jogo.

Processo:

Grupo da Professora Cristianne
3° ano ciclo inicial C
Grupo 1. Maria Eduarda, Ana, Luan, Jeferson e Gabriela.
Vocês irão pesquisar sobre comidas típicas afro-brasileiras.
Farão uma história em quadrinhos para mostrar a pesquisa e depois irão apresentar a sala em forma de seminário.

Grupo 2. Daniela, Fernando, Graziely, Lidia e Marcos.
Vocês irão pesquisar sobre a influência dos africanos na música brasileira.
Vão escolher uma música, farão uma paródia e apresentarão para os colegas em forma de seminário.

Grupo 3. Maria Luiza, Nádia, Juan, Nayara e Matheus.
Vocês irão pesquisar sobre a influência dos africanos na dança.
Escolherão uma dança e farão apresentação para sala.
Também irão apresentar a pesquisa em forma de seminário.

Grupo 4. André, Kauany, Pedro, Ronaldo, Mariane e Guilherme.
Vocês irão pesquisar sobre a influência dos africanos na arte.
Vão apresentar o trabalho de pesquisa em forma de teatro.

Grupo 5. Kayky, Vitor, Kenner, Luiz e Rafael.
Vocês vão pesquisar sobre a influência dos africanos nos jogos e brincadeiras.
Vão confeccionar um jogo sobre o tema estudado e apresentar para os colegas em forma de seminário.



Avaliação:

A avaliação será mediante o grau de envolvimento do aluno em seu grupo e a sua contribuição na realização de pesquisas e confecção do produto final.

Conclusões:

Com os conteúdos pesquisados e estudados os alunos poderão refletir sobre a discriminação racial, valorizar a diversidade étnica, estimular valores e comportamentos de respeito, solidariedade e tolerância.






VEJA A PRODUÇÃO DOS NOSSOS ALUNOS SOBRE SEGURANÇA NA INTERNET!

Nenhum comentário:

Postar um comentário