”Nem
um mar de turbulência pode afogar a força negra”. Os alunos dos 3ºs anos C e D
do ciclo inicial das professoras Raquel e Cristianne vão retratar que durante
décadas os povos africanos foram retirados de seu continente e escravizados de
forma desumana, deixando para traz suas famílias e amigos. Sofreram as
amarguras de uma longa viagem, porém não perderam suas origens, costumes,
enfim, sua essência, contribuindo de maneira ímpar para a formação,
enriquecimento e diversidade cultural brasileira.
Introdução
Nos
dias atuais é muito comum a discriminação contra os afro-brasileiros e seus
descendentes.
É
nossa responsabilidade combatermos este preconceito e para isso necessitamos
estudar as contribuições dos africanos na cultura brasileira desde a chegada de
seus descendentes até a atualidade.
Vocês
terão a oportunidade de conhecer a diversidade da cultura africana desde os
alimentos trazidos por eles, como a influência da música, da dança, nos jogos e
na arte.
Tarefas:
Pesquisar
em sites, revistas ou livros os temas:
· Comidas típicas;
· A influência dos africanos
na música brasileira;
· A influência dos africanos
na dança;
· A influência dos africanos
nos jogos e nas brincadeiras;
· A influência dos africanos
na arte.
Após
a pesquisa os alunos deverão se reunir no grupo formado para organizar as
apresentações sobre o tema estudado através de seminários.
Cada
grupo apresentará o que pesquisou e seu produto final que será:
· História em quadrinhos;
· Dança;
· Paródia;
· Teatro;
· Confecção de um jogo.
Processo:
Grupo da Professora Cristianne
3° ano ciclo inicial C
Grupo 1. Maria Eduarda, Ana, Luan,
Jeferson e Gabriela.
Vocês
irão pesquisar sobre comidas típicas afro-brasileiras.
Farão
uma história em quadrinhos para mostrar a pesquisa e depois irão apresentar a
sala em forma de seminário.
Grupo 2. Daniela, Fernando,
Graziely, Lidia e Marcos.
Vocês
irão pesquisar sobre a influência dos africanos na música brasileira.
Vão
escolher uma música, farão uma paródia e apresentarão para os colegas em forma
de seminário.
Grupo 3. Maria Luiza, Nádia, Juan,
Nayara e Matheus.
Vocês
irão pesquisar sobre a influência dos africanos na dança.
Escolherão
uma dança e farão apresentação para sala.
Também
irão apresentar a pesquisa em forma de seminário.
Grupo 4. André, Kauany, Pedro, Ronaldo, Mariane e Guilherme.
Vocês
irão pesquisar sobre a influência dos africanos na arte.
Vão
apresentar o trabalho de pesquisa em forma de teatro.
Grupo 5. Kayky, Vitor, Kenner, Luiz e Rafael.
Vocês
vão pesquisar sobre a influência dos africanos nos jogos e brincadeiras.
Vão
confeccionar um jogo sobre o tema estudado e apresentar para os colegas em
forma de seminário.
Avaliação:
A
avaliação será mediante o grau de envolvimento do aluno em seu grupo e a sua
contribuição na realização de pesquisas e confecção do produto final.
Conclusões:
Com
os conteúdos pesquisados e estudados os alunos poderão refletir sobre a
discriminação racial, valorizar a diversidade étnica, estimular valores e
comportamentos de respeito, solidariedade e tolerância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário